PROJETOS

CONCLUÍDO
fazenda paraiso linhares

REFORMA E ADAPTAÇÃO

PARA LOCAÇÕES

​A fazenda foi dividida em módulos e esses

foram reformados e adaptados para locações. O projeto locações ficou ativo entre setembro de 2015 e janeiro de 2020, nesse período, a sede da Fazenda Paraíso abriu seus portões para diversos interessados.

CONCLUÍDO

RENOVAÇÃO DO POMAR DE FRUTÍFERAS

Em maio de 2016 foram plantadas novas frutíferas em nosso pomar, 60 mudas divididas entre as seguintes frutas: Acerola rubra, amora, araça, abacate, laranja bahia, lima sukkari, lima da pérsia, tangerina, abiu roxo, caja anão, cereja madagascar, coco anão verde, jaboticaba branca, mangostão, nêspera, pitanga e goiaba cortibel.  

NA MARGEM DO RIO DOCE

Em breve.

fazenda paraiso linhares

CLONAGEM DO CACAU

​As práticas de controle cultural e químico adotadas em cacaueiros comuns e nos demais genótipos na produção de híbridos, no controle da doença Vassoura-de-bruxa, não tem trazido os resultados econômicos esperados por serem de utilização freqüente, o que resulta em custos elevados.


Dentre os procedimentos de melhoramento genético, o desenvolvimento de variedades clonais de cacau é o mais recomendado para respostas a curto prazo pois a propagação vegetativa permite a manutenção do valor reprodutivo integral do indivíduo, não ocorrendo meiose, segregação ou recombinação gênica.


Leia mais:

PROGRAMA DE PESQUISAS DA CEPLAC

MELHORIAS NAS HABITAÇÕES DOS COLONOS

Reforma e expansão de cada unidade habitacional onde residem os colonos que lavouram no cacaueiro ou trabalham na sede, visando fomentar o bem-estar e a
qualidade de vida dos mesmos.